Whatsapp: Entenda por que o bloqueio no Brasil e veja algumas alternativas ao aplicativo - LoGaToLoKo

Recente

03/05/2016

Whatsapp: Entenda por que o bloqueio no Brasil e veja algumas alternativas ao aplicativo

Entenda essa novela.


Resultado de imagem para whatsapp bloqueado imagens
novosite.ururau.com.br

Que o Whatsapp conquistou o mundo e se tornou de longe o aplicativo mais utilizado por todos não é novidade. Não é novidade também que no Brasil  uma ação na justiça está trazendo dor de cabeça tanto aos donos do Whatsapp que atualmente são os mesmos do facebook quanto ao seus usuários que pela segunda vez desde 2015 enfrentam um bloqueio repentino do serviço.

Em 17 de dezembro de 2015 a nação brasileira tomou o maior susto quando se deram conta de que não podiam mais enviar suas mensagens, isso ocorreu porque os diretores do whatsapp se recusaram a liberar informações a justiça para levar adiante uma investigação que poderia causar o desmantelamento de uma quadrilha de trafico de drogas, O PCC ( Primeiro Comando da Capital) em Lagarto-Se.

Em julho do ano passado o ministério da justiça protocolou o pedido de quebra de sigilo ao facebook que não atendeu a solicitação já em agosto mesmo após sofre uma multa que não deve ter sido nada pequena ainda assim se negou a divulgar os dados solicitados. Então em dezembro aconteceu o bloqueio do aplicativo que deveria durar 48 horas mas que só vigorou durante as primeiras 12 horas pois o desembargador Xavier de Souza  da 11ª camara do Tribunal de justiça de São Paulo determinou o retorno dos serviços.

E dessa vez?

As 14h do dia 2 de Maio de 2016 a justiça determinou o bloqueio do whatsapp. A determinação foi do juiz Marcelo Montalvão da vara criminal da comarca de lagarto.

A medida é baseada no Marco Civil da Internet, nos artigos 11, 12, 13 e 15, e parágrafo 4º da Lei 12.965/14. Os artigos citam que uma empresa estrangeira responde pelo pagamento de multa por uma “filial, sucursal, escritório ou estabelecimento situado no país” e que as empresas que fornecem aplicações devem prestar “informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações.” 

Marco Civil da internet o que é?

É uma lei que funciona como uma Constituição para o uso da rede no Brasil. Ela prevê que os "provedores de conexão e de aplicações de internet deverão prestar, na forma da regulamentação, informações que permitam a verificação quanto ao cumprimento da legislação brasileira referente à coleta, à guarda, ao armazenamento ou ao tratamento de dados, bem como quanto ao respeito à privacidade e ao sigilo de comunicações".

É uma opinião minha mas infelizmente acho dessa vez não poderemos esperar que a medida seja revertida levando em conta o tempo que se arrasta esse impasse entre a justiça Brasileira e o facebook. Mas sim é possível que a medida que determina o bloqueio do whatsapp seja revertida como da ultima vez. 


O que fazer sem o Whatsapp?

Resultado de imagem para whatsapp bloqueado imagens
www.altasrisadas.net
Brincadeiras a parte na lista abaixo segue alguns aplicativos que você pode baixar para substituir o Whatsapp... pelo menos por enquanto.





Esses são alguns dos links de aplicativos semelhantes ao Whatsapp. não coloquei o snapchat e o Messenger do facebook pois todo mundo provavelmente já tem ( e do jeito que a coisa vai daqui a pouco vão querer bloquear também).

E se você conhece algum outro app de mensagem rápidas deixe aqui no comentários, deixe também sua opinião sobre essa medida.  o que você acha a justiça está certa ou não está?

Abraços e até a próxima.