Anos 90, 10 brinquedos inesquecíveis que marcaram época. - LoGaToLoKo

Recente

13/02/2017

Anos 90, 10 brinquedos inesquecíveis que marcaram época.




Nostalgia pura, Relembre os 10 brinquedos mais populares que toda criança sonhava ter nos anos 90.


    Antigamente as pessoas não tinham muito acesso a internet, computadores e celulares, nos anos 90 a diversão ficava por conta mesmo era dos brinquedos que faziam a alegria da garotada.  Não precisava de muito para soltar a imaginação e viver aventuras inesquecíveis, se você era criança na década de 90 continue a leitura para rever alguns do brinquedos que certamente fizeram fizeram parte da sua infância.  




1 Tamagotshi (Bichinho virtual)


Imagem de Pascal Maramis

      Os tamagotshis estrelaram vários comerciais e eram uma febre entre crianças e adolescentes, até mesmo adultos passavam horas alimentando e cuidando dos pets virtuais. Lançada pela japonesa Bandai  em 1996 o "joguinho" perto de completar seus 20 anos de existência ainda é  adorado e lembrado com saudades por muitos, até hoje pode ser encontrado em lojinhas populares e até mesmo na internet com versões bem divertidas e cheias de novas funções que deixam esse clássico ainda mais divertido.



2 Boneco do Fofão


Imagem original Eurritimia

     Apesar do personagem ser mais antigo o boneco ainda era muito amado pelas crianças em 90, seu sucesso foi tão grande que surgiu até uma lenda urbana envolvendo o brinquedo, dizia-se que ele era usado em rituais para prender a alma de seus donos e que por isso quem o comprava  não queria mais largar, é bem fácil achar relatos dessas historias em sites de terror na internet, mesmo assim praticamente toda criança tinha ou queria ter o boneco Fofão.




Baby  (Família Dinossauro)

   Não é a mamãe! não é a mamãe... 

Imagem de Wagner_arts 

    Você provavelmente conhece esse bordão, a família dinossauro fez muito sucesso e por isso mesmo não poderia deixar de ganhar sua linha de brinquedos. O mais famoso era o boneco "Baby Silva Sauro" que falava quando era puxada uma cordinha que tinha atrás dele, as falas eram todas em inglês e não dava pra entender nada. Esse era um daqueles que as crianças menores choravam para os pais deixarem levar pra escola, pro banho pra passear e claro pra fazer inveja aos amigos que não tinham.

             


4 Pirocoptero 


Imagem original Lucas c. Fuschino 


Esse era bem barato é todo mundo tinha, bastava comprar um pirulito no mercadinho da esquina, mas nem por isso deixava de ser muito divertido, era algo simples um palito de plastico com uma hélice do mesmo material que você girava e jogava para o ar para vê-lo voar um pouco, mas é claro que a brincadeira não parava por ai, tinha gente que colecionava, os que apostavam corrida de pirocoptero...  Dava pra inventar tantas brincadeiras com ele que se eu fosse falar todas as que eu conheço o post iria ficar enorme.


Compartilhe suas historias, tinha alguma brincadeira especial ou viveu algum momento engraçado com algum dos brinquedos dessa lista? Conte no final desse post nos comentários, será muito bom dividir essas historias com os outros leitores.



5 Geloucos




Imagem de Gabriel R F


    Esses eram uma verdadeira febre. Em 1997 a coca-cola lançou uma propaganda em que cubos de gelo ganhavam vida depois de receberem um banho da bebida e assim nasciam os geloucos,  monstrinhos doidos por coca-cola. Para colecionar era preciso juntar 10 tampinhas de metal ou 5 de plastico para então trocar por 1 envelope que  vinha com 1 adesivo 1 card e 2 geloucos, a primeira coleção, nos anos 90 contava com 60 personagens. Muitas crianças  organizavam verdadeiras "expedições" pelos bairros procurando tampinhas perdidas já que não dava pra comprar tantas garrafas, ou então pediam as tias os avos os vizinhos, tudo pelos monstrinhos da coca-cola. Anos depois a coleção aumentou com as versões geloucos rokeiros e os gelocosmicos. Era uma festa todo mundo tentando trocar para conseguir os que faltavam, alguns  preferiam somente os que brilhavam no escuro e só queriam ter esses mesmo.


Se você ainda tem algum guardado, comente, conte qual você tem ou mande uma foto dele la na fan page do blog facebook.com/logatoloko.



6 He Man





     O desenho passou na TV pela primeira vez entre 1983 e 1985, mas nos anos 90 ainda era muito conhecido, as figuras de ação (action figures) contavam com He-man obvio, Esqueleto, gato guerreiro e até o castelo de Grayskull esse ultimo era caro de mais, praticamente todos os personagem tiveram seus bonecos fabricados.


Curiosidade

Originalmente seria lançada uma serie de brinquedos baseada em Conan o bárbaro, mas o filme era muito violento e foi considerado inapropriado para o publico infantil. Então os executivos por trás do projeto resolveram reaproveitar a ideia e  lançar uma serie de brinquedos completamente nova, que se chamaria os mestres do universo e para criar interesse nos personagens encomendaram a serie animada  e foi assim que nasceu o herói do reino de Eternia,



7 Mini Game (Brick Game)



      Até hoje da pra encontrar versões desse "aparelho" em lojinhas de 1,99 e camelôs, mas só quem jogou com o Mini game na época  sabe o que era a sensação de ligar e começar a musiquinha. Era só alguém aparecer com um desses que a turma se juntava pedindo vez pra jogar apostando quem fazia mais pontos ou quem demorava mais para perder, algumas versões piratas prometiam 99 jogos  ou até mais, mas quando eram ligadas se tivesse uns 15 ou 20 tinha muito, era muito divertido bastava o dia amanhecer pra pegar o mini game e começar a jogar até dar a hora de dormir, não dava pra enjoar.

8 Ioiô


Imagem de José Roitberg

    O ioiô é um daqueles brinquedos que nunca sai de moda, de tempos em tempos volta a febre das manobras, a do cachorrinho, a volta ao mundo e por ai vai, e nos anos 90 nem se fala, não ter um significava que você estava por fora então a meninada passava o dia tentando aprender como fazer as manobras mais conhecidas pra depois mostrar para os amigos e fazer competições. E não tinha isso de aprender com tutoriais na internet, tinha que ver alguém fazer e treinar até aprender, era um daqueles que deixava os pais loucos, volta e meia um movimento saia errado e ia bater na cabeça de alguém deixando os pais loucos pra matar quem inventou esse brinquedo.



9 Super Nintendo


Imagem de Moparx

      Mais um eletrônico na lista, com certeza o mais conhecido desse top 10, o super nintendo era o sonho de consumo de praticamente qualquer criança, e também de muitos adultos, quem tinha só falava nele e quem não tinha fazia de tudo para agradar os donos pra poder jogar também. As locadoras viviam lotadas de jogadores que pagavam para passar horas jogando Super Mario world, Mortal Kombat, Contra, Killer Instinct, Bomber Man, Power Rangers e muitos outros. Hoje é muito fácil baixar emuladores em qualquer site de jogos e se deliciar com os milhares de títulos da plataforma mas na época pra jogar algum titulo diferente era preciso alugar uma fita que precisava que ser devolvida em dois dias.  Super nintendo é um clássico que sempre terá um lugar no coração de quem jogou com ele nos seus anos dourados.




10 Bonecos Power Rangers


Imagem de Jake_511

Todo mundo tinha o seu preferido e nas brincadeiras na rua as vezes dava até briga pra ver quem ia ser o ranger vermelho, todos queriam ser o vermelho. Os bonequinhos dos power rangers eram todos articulados e dava pra mudar a cabeça para com ou sem capacete, possuíam também uma luzinha vermelha no peito. Quase todos os anos com as novas temporadas vinham novos bonecos, ai sobrava mais uma vez para os pais que não entendiam por que a garotada sempre queria comprar o mesmo boneco de novo se só mudava alguns detalhes hahahahaha.


Gostou da nosso top 10? Você mudaria algo nessa lista? Conte nos comentários qual, podemos fazer uma parte 2 desse post.

Há e não esquece de curtir de curtir nossa pagina facebook.com/logatoloko e compartilhar com seus amigos para eles também matarem a saudades desses saudosos brinquedos.