A Possível origem de algumas superstições 3. Quebrar espelhos da azar. - LoGaToLoKo

Recente

07/01/2018

A Possível origem de algumas superstições 3. Quebrar espelhos da azar.


A Possível origem de algumas superstições 3. Quebrar espelhos da azar.


Olá supersticioso de plantão! E ai já jogou um pouquinho de sal por cima do ombro pra espantar mau-olhado? Está com um trevo de 4 folhas na carteira? Não? Ou você é um daqueles céticos que gosta de pesquisar só pra descobrir de onde as pessoas tiraram essas crenças?




Seja você supersticioso ou não, o que te trouxe aqui foi a curiosidade não é mesmo?

Então continue lendo para descobrir porquê  muitas pessoas acreditam que quebrar espelhos da azar.

Aproveita para ver também a segunda parte desta serie lá você descobre porquê acreditam que Sexta feira 13 é um dia de azar.


1 - Espelhos eram considerados portais das almas.

Os antigos povos pagãos acreditavam que ao se olhar em uma superfície espelhada como um rio ou lago por exemplo o que viam era na verdade sua alma.  E por isso achavam que se um espelho fosse quebrado seria como se estivem ferindo a alma. Outros por sua vez, acreditavam que ao olhar para o reflexo na verdade estavam olhando para a figura de deuses e que as épocas quando os lagos secavam, seriam na verdade os seres divinos que se retiravam  e por isso muitos achavam que ao quebrar um espelho eles estariam danificando a morada dos deuses.

2 - A Lenda Grega de Narciso.



Na mitologia grega existe uma lenda que fala de homem chamado Narciso, ele era tão belo que chegava a despertar até mesmo a inveja dos deuses, por ser muito belo Narciso era também arrogante, e não aceitava nenhuma pretendente, pois para ele todas eram inferiores a ele por sua beleza sem par, esse comportamento causou a irá dos deuses, e como castigo enfeitiçaram o tolo que ao se deparar com sua imagem refletida em um rio apaixonou-se e ficou a observar-se no rio até morrer de fome e sede.

Não é umas das melhores respostas para responder a questão da crença dos espelhos quebrado que dão 7 anos de azar, mas muitos historiadores se baseiam nessa lenda para explicar a origem da crendice.

3 - OS fidalgos e os Espelhos.

Outra explicação é a de que por espelhos serem um  objeto raro e muito valioso na idade média, muitos fidalgos, na tentativa de imitar os soberanos da corte, gastavam fortunas para terem seus próprios espelhos em casa, e como os espelhos não eram apenas caros mas também muito difíceis de serem conseguidos, afinal não existia tecnologia naquela época para coisa que hoje são consideradas básicas, era constantemente dito aos servos que se o espelho fosse quebrado eles teriam muito azar, e coisas horríveis poderiam acontecer com quem fosse o responsável por quebrar o objeto.

Se levarmos em conta o numero de servos que devem ter sido punidos das piores formas e até mortos por causa dos espelhos, fica  fácil saber porquê a crença se popularizou.


4 - Por que 7 anos de azar?


Muito foi explicado das possíveis origens da lenda, mas algo que nenhuma delas explica é porquê são exatamente 7 anos de azar e não mais ou menos.

Levando em consideração que muitas das crenças que temos hoje em dia começaram a ser propagadas no período em que povos de diferentes continentes começaram a ter contato por causa das navegações,  podemos observar também que um dos principais objetivos das navegações eram a de levar a fé cristã da Igreja católica aos novos continentes e converter os povos conquistados, então assim como muitos elementos do cristianismo,como por exemplo, considerar o numero 7 como algo puro e a representação do fim de um ciclo, essa parte foi incorporada nas crenças nativas para ajudar os missionários converter os colonizados.


Gostou do post?  Então curte a nossa pagina para nos incentivar a trazer mais conteúdo como este. E deixe também seu comentário, pode ser uma critica, sugestão, o que você quiser.

Um abraço do Logatoloko e até a próxima.